A Web 3 é o futuro da tecnologia de informação em todo o mundo. Porque, tem como objetivo principal fazer as pessoas se conectarem de forma segura e transparente. Então, veja mais detalhes sobre o que se trata a nova fase da internet.
É o próximo passo de evolução da internet e pretende unir informação, conteúdo e novas tecnologias, como inteligência artificial, descentralização via blockchain e realidade virtual. Assim, seus objetivos buscam tirar domínio de dados das big techs do mundo.
Ela tem alguns aspectos que mostram que essa nova fase da internet aponta para um bom futuro. Portanto, entre eles destacam-se alguns que você deve conhecer para entender esse conceito:
A Web 3 busca devolver os dados aos usuários e tornar a navegação mais interativa. Dessa forma, as pessoas deixarão de ser refém das big techs e terão mais autonomia e controle.
Essa nova fase busca tornar a navegação da internet ainda mais moderna e segura. Porém, é uma tecnologia que ainda está em fase inicial, mas já é notável. Então, veja quais são os principais aspectos que chegam com ela:
Essas são alguns pontos de destaque que essa nova fase da internet traz com ela. No entanto, ainda está em construção e não possui conceito único. Além disso, irá buscar juntar aspectos da Web 1 e 2, que são seus antecessores.
É a fase inicial da internet no mundo que surgiu em 1995. Nessa época, as páginas não tinham personalidade ou interação, apenas o conteúdo bruto. Aliás, era um acesso muito limitado a apenas alguns grupos de pessoas.
Já nessa fase, houve a expansão e o fenômeno das redes sociais no mundo todo. Blogs, produção de conteúdo, sites com muita interação e o crescimento das big techs. Inclusive, ainda é a era da Web 2, mas com muito mais avanço da internet.
Com o foco na descentralização, a nova internet terá a junção das suas fases anteriores, mas com muito mais interação. Além disso, com a adição de novas tecnologias, promete segurança, poder e controle aos usuários.
Esses são alguns dos impactos que essa nova fase da internet traz. Além disso, algumas delas já podem ser notadas como o NFT e o metaverso. Assim, muitas empresas buscam formas para se adaptar ao, já que não terão mais acesso aos dados das pessoas.
Esse é o cartão de visita da Web 3, porque é uma das suas promessas. Dessa forma, a tendência é que os usuários tenham seus dados mais seguros. Portanto, o blockchain tem um papel muito importante na estrutura desse ousado projeto.
A tecnologia do blockchain busca dar autonomia às pessoas sobre seus dados na internet. Assim, atua como um grande banco de dados onde ninguém tem acesso. Por fim, cada usuário poderá navegar online sem precisar de intermediário.