Você sabe quem criou o PIX? Conheça a história de uma das tecnologias mais usadas hoje

12 de setembro de 2022 Escrito por Ana Paula
Você sabe quem criou o PIX? Conheça a história de uma das tecnologias mais usadas hoje - Quero Mais Tecnologia

Conheça a história do PIX, uma ideia que trouxe facilidade na hora de transferir dinheiro e que busca trazer estabilidade financeira para a população. A nova tecnologia traz muitos benefícios e vantagens para todos, então veja mais detalhes.

O que é o PIX e quem criou?

É o pagamento instantâneo Brasileiro que foi criado pelo Banco Central do Brasil. Começou a ser desenvolvido em 2018 com estudos feitos sobre seus impactos positivos e negativos. Dessa forma, os usuários podem movimentar capital de todos os tipos de contas.

  • Poupança;
  • Corrente; 
  • Pré-paga.

Você pode optar a partir desses tipos de conta para realizar uma transação. Além disso, essa ferramenta está disponível para transferir dinheiro em qualquer horário e lugar. Dessa forma, substitui outros métodos usados, afinal, com a função, o capital cai na hora.

Quando a ferramenta foi lançada?

A função foi lançada de forma oficial no dia 16 de novembro de 2020. Depois disso, todas as pessoas com contas bancárias puderam usá-la para fazer transferência. Ou seja, cada usuário cria sua chave no aplicativo do seu banco para enviar e receber dinheiro.

Foto: Com o PIX os pagamentos são feitos de forma instantânea

O que é uma chave de transferência?

A chave de transferência é o seu cadastro único para receber e enviar dinheiro. Dessa forma, você pode cadastrar algum de seus dados que será vinculado com sua conta. Assim, alguns dos dados que podem ser usados são:

  • CPF ou CNPJ;
  • Número do celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

Essas são as formas que você pode criar uma chave de transferência. Aliás, os clientes de pessoa física podem ter até cinco cadastros por conta. Já para CNPJ podem ter até 20 chaves para cada titular.

Como registrar minha chave PIX?

Você pode fazer isso por meio dos canais de acesso do seu banco. Por exemplo, app ou internet banking da instituição financeira que é cliente. Assim, basta seguir os passos de cadastro, confirmar a chave e vincular na sua conta.

Os objetivos do Banco Central com o Pix

Essa função veio para ser uma forma ampla de fazer pagamentos. Dessa forma, poderia substituir os demais meios que faziam as mesmas funções. Assim, um jeito instantâneo brasileiro, com os seus principais benefícios.

  • Rápido;
  • Seguro;
  • Praticidade;
  • Custo baixo;
  • Agilidade;

Essas são algumas das vantagens que o uso da função traz para os pagadores. Além disso, oferece custo baixo de aceitação, rapidez e facilidade no checkout para quem recebe. Contudo, há também garantia na segurança, mas conta com a atenção dos usuários.

Outro benefício notável é o uso de um QR code para receber recursos. Essa estratégia já é comum em muitos locais como bares, restaurantes e lojas. Dessa forma, os clientes podem pagar os gastos apenas com a leitura do código.

Impactos da ferramenta sobre os métodos antigos

A nova tecnologia trouxe a facilidade de transferir dinheiro de forma rápida. Assim, fez deste um dos maiores impactos, porque basta saber a chave PIX do usuário para enviar recursos. Contudo, o Banco Central adverte a população para os riscos de fraude.

As dimensões de segurança

Para garantir a segurança de uma transação, o Banco Central conta com vários serviços. Autenticação do usuário, com senha e outros métodos, além de rastrear a transação. Por fim, guarda todas as informações na rede de do sistema financeiro nacional.