A cada dia se criam novas tecnologias para agilizar a vida e o SSD é uma delas. Porém, nem sempre se sabe se essas novas criações são relevantes de fato. Assim, confira a seguir se esse produto fará real diferença no seu computador.
O Solid State Drive é uma peça de armazenamento mais rápida que o tradicional HDD. Isso porque, é uma componente 100% eletrônico e não mecânico como as peças mais antigas. Desse modo, ele também é menor e ocupa menos espaço no gabinete.
Esse tipo de disco usa memória flash para armazenar dados em chips. Desse modo, acessam as informações gravadas quase que instantaneamente.
Esse produto pode ser encontrado em diversos tamanhos no mercado, servindo para necessidades variadas. Agora, veja as opções disponíveis atualmente:
Com o passar dos anos versões com ainda mais espaço estão sendo fabricadas. Igualmente, a tecnologia também é aprimorada na mesma medida.
Atualmente existem duas versões desse disco rígido com suas próprias características. Dessa forma, tem a versão tradicional que possui velocidade média de leitura e escrita de 500Mb/s, de conexão SATA.
O segundo modelo é chamado de NVMe, que possui conexão M.2 (direto na placa mãe) e por isso atinge a velocidade de 3000Mb/s. Assim, fica claro o quão eficiente esses modelos atuais são.
Ter uma unidade de disco mais rápida torna o funcionamento do computador muito mais rápido. Ou seja, os programas abrirão muito mais rápido e diminui a chance de travamentos.
O tempo das telas de carregamento dos jogos também diminui consideravelmente. Então, se gostar de passar tempo em jogatinas esse produto é uma ótima adição.
Instalar o S.O. do seu computador, como o Windows, nessa peça também garante que ele inicie mais rápido. Desse modo, esperar vários minutos apenas para o sistema iniciar é coisa do passado.
Ter um Solid State Drive com certeza vale a pena dadas as suas vantagens. Dessa maneira, incluindo um no seu sistema terá a garantia de trabalhar mais rápido. Bem como, executar tarefas mais simples no PC sem lentidão.