Novas tecnologias e as profissões: entenda a relação entre elas

22 de novembro de 2021 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Novas tecnologias e as profissões: entenda a relação entre elas - Quero Mais Tecnologia

A relação entre as novas tecnologias e as profissões em extinção ou em crescimento refletem a realidade do mundo automatizado. Portanto, descubra a seguir um pouco mais sobre esse processo na última década e o que o novo mercado exige para o trabalho.

Entenda as novas tecnologias e as profissões no mundo atual

As mudanças no trabalho, em especial nos últimos anos, foram muitas por conta da automatização de tarefas. Com as novas tecnologias e as profissões que exerciam essa função, o cenário profissional não é mais o mesmo.

Isso não quer dizer que falta emprego, pelo contrário, o que não há são pessoas qualificadas para as profissões em alta. Mas, por outro lado, de fato, existem aqueles que estão fora do mercado por falta de atualização.

Relação entre as novas tecnologias e as profissões recentes

Os 14 milhões de cidadãos sem emprego no Brasil, segundo o IBGE, refletem também a falta de qualificação profissional para o novo mercado de trabalho. Alguns motivos para a adoção de novas tecnologias no trabalho são:

  • Custo menor;
  • Agilidade;
  • Menor número de erros;
  • Padronização.

Profissões recentes

As novas tecnologias e as profissões de hoje, por outro lado, incentivam um trabalho mais criativo. Portanto, quem deseja ingressar nesse meio precisa ser capaz de criar algo original.

Nesse cenário, vieram algumas opções que não existiam há dez anos e outras que tiveram um aumento por conta das mídias sociais. Assim, veja quais profissões surgiram ou ampliaram seu nicho de atuação:

  • Especialista em loja virtual;
  • Cientista de dados;
  • Influenciadores digitais;
  • Analista de mídias sociais;
  • Desenvolvedor web.

Saiba o que você precisa para começar nas novas profissões

Hoje, o mercado de trabalho pede por uma demanda de profissionais que entendam o mundo digital. Mas não só isso, eles também precisam saber observar e interpretar dados para produzir algo novo e atrativo.

Dessa maneira, o número de cursos preparatórios para essas áreas também aumenta. Então, para quem deseja se qualificar, não faltam opções de materiais didáticos disponíveis de forma gratuita ou paga.