Saiba o que fazer se tiver seu Whatsapp clonado

10 de novembro de 2021 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Saiba o que fazer se tiver seu Whatsapp clonado - Quero Mais Tecnologia

Com a popularidade do aplicativo, o risco de ter o Whatsapp clonado aumentou. Por isso, saiba o que fazer para recuperar sua conta, caso isso aconteça. Além disso, conheça dicas para se proteger e prevenir invasões.

Entenda como a sua conta no Whatsapp é hackeada

O Whatsapp é uma tecnologia ligada a uma rede virtual, a internet. Então, assim como computadores podem ser hackeados por vírus em sites ou arquivos mal intencionados, o mesmo pode acontecer no celular.

Certas mensagens de texto no aplicativo mostram links que levam a sites perigosos. A partir disso, hackers entram no sistema e roubam o acesso à conta. Ou ainda, invadem facilmente ao enganar as pessoas pedindo que enviem seus códigos de entrada.

Um ponto positivo do Whatsapp é que ele não permite o uso de uma conta em dois aparelhos ao mesmo tempo. Além disso, a versão web só funciona no computador se o aplicativo estiver ativo no celular.

Por essa razão, se a sua conta estiver hackeada, não será um problema difícil de resolver. Então, entenda o que fazer para recuperá-la rapidamente e evitar maiores problemas.

Saiba o que fazer para recuperar um Whatsapp clonado

Caso tenha um Whatsapp clonado, ao tentar acessá-lo verá uma mensagem pedindo para verificar o seu telefone. Porque, provavelmente, o seu número foi registrado em outro aparelho. Portanto, seguir a verificação é o primeiro passo para recuperar a conta, veja como:

  1. Digite seu número de celular e escolha como quer receber o código de acesso;
  2. Em seguida, insira o código e se tiver ativado a verificação em duas etapas, tecle o pin;
  3. Pronto, seu Whatsapp está recuperado.

A partir do momento que entrar na sua conta de novo, a pessoa que roubou suas informações perderá o acesso. Além disso, não se preocupe com suas conversas, já que elas não poderão ser lidas por causa da criptografia de ponta a ponta.

Outras soluções para acessar seu Whatsapp

Caso alguém tenha ativado a verificação de duas etapas e você não sabe o pin ou se esqueceu, fique tranquilo. Não será possível acessá-lo por sete dias, mas a outra pessoa perderá o acesso assim que você receber o código de entrada em seu telefone.

Por fim, se tiver o Whatsapp clonado em um computador, vá em configurações e em seguida, selecione “aparelhos conectados”, por fim, escolha “desconectar todos”.

O que fazer em caso de roubo ou perda

Caso algo dê errado ou o seu aparelho tenha sido roubado e não possa receber o código, existe outra solução. Envie um email para [email protected] com o título “Perdido/Roubado: Por favor, desative a minha conta”.

No corpo da mensagem, adicione o seu número com o código do país na frente, no Brasil é o +55, depois coloque o prefixo sem o zero. Dessa forma, sua conta será desativada por 30 dias e assim que recuperar o seu chip poderá usá-la de novo.

Como interromper a ação dos golpistas 

É importante informar o que aconteceu a familiares e amigos próximos o mais rápido possível. Já que estes são os mais visados por ladrões na hora de pedir transferências bancárias. Para isso, ligar ou mandar mensagens pelas redes sociais são ótimas opções. 

No caso deles receberem mensagens estranhas ou pedidos por dinheiro, se forem avisados logo, não cairão no golpe. Evitando, dessa forma, o roubo de bens materiais ou informações pessoais.

Como evitar ter o Whatsapp clonado

Rejeite mensagens com links duvidosos vindas de números que não conhece. Além disso, desconfie de promoções, descontos ou vantagens muito grandes. Ainda, não aceite mensagens em nome do seu banco que peçam que você acesse determinado site.

Caso precisar resolver algo, ligue para sua agência ou entre em contato direto pelo aplicativo. Em seguida, bloqueie o autor da mensagem o mais rápido possível, seja via SMS ou pelo Whatsapp. Vá no perfil da pessoa e aperte “denunciar e bloquear contato”.

Jamais envie códigos ou senhas, os aplicativos apenas os mandam, mas nunca os pedem fora da interface própria. Por fim, ative a verificação de duas etapas e use um pin. Logo, seguindo essas dicas, seu Whatsapp ficará bem mais seguro.