Com o tempo, a bateria do celular diminui a capacidade de guardar energia. Mas, existem práticas que ajudam a preservar o intervalo entre uma recarga e outra. Então, para saber como cuidar melhor dessa parte essencial do seu aparelho, veja algumas dicas a seguir.
Mexer no brilho automático é o primeiro passo. Isso porque, apesar de o nível dele crescer ou cair de acordo com a luz do ambiente, o gasto de energia é alto. Além disso, a configuração, em geral, não é a mais correta, exigindo muito da bateria.
O tempo em que a tela continua acesa, após o último toque, tem o nome de luz de fundo e você também deve alterá-la. Assim, para poupar a bateria do celular, nunca deixe aquela passar dos 30 segundos.
Evite o modo de vibrar, seja na forma de retorno ao toque ou quando é um aviso. Afinal, o motor que faz o aparelho se mexer, precisa de muita energia. Dessa forma, só ative essa utilidade se for a sua única opção.
Algumas conexões merecem atenção, porque consomem muita bateria. Portanto, o ideal só é ativá-las durante o uso, por exemplo:
Diversos programas que não estão em segundo plano utilizam aquelas redes de conexões. Isso é um dos vilões quando o assunto é manter a bateria do celular. Por isso, o mais indicado é ativar cada um de acordo com o uso.
O modo economia de bateria tem funções distintas para cada empresa. Mas, a Apple e o Google (sistema Android) entendem que não é bom deixar essa proteção ligada sempre.
Faça um teste em seu aparelho e veja o que ela desabilita. Assim, vai saber se ela pode atrapalhar ou não sua experiência diária.
Nunca coloque o seu aparelho em um local muito frio ou quente demais. Afinal, isso afeta as baterias de íons de lítio. Nesse sentido, ao dar carga, se possível, retire a capinha e deixe em um ambiente adequado.
Há vários anos, o níquel era o principal elemento das baterias e as pessoas ligavam o celular na tomada a noite inteira. No entanto, hoje em dia, não é benéfico agir assim, porque além de estragar a vida útil, existe o risco dele aquecer bastante e causar um acidente.
Jamais espere chegar a 0% ou 100%, sendo os números ideais 20% e 80%. De maneira semelhante, em caso de desligar o aparelho e guardá-lo, carregue-o até 50%.
É tentador comprar um carregador alternativo, no momento em que o seu danificou e você tem pressa. Mas, saiba que as características não são iguais às do original, sendo um risco.
Por fim, utilizá-lo enquanto estiver na tomada, é um dos jeitos danosos de aumentar o calor, além de ser perigoso. Portanto, faça outra atividade enquanto o processo termina.
As dicas são simples e fáceis de serem colocadas em prática. Então, mude a forma que utiliza o seu celular e tenha uma bateria de mais qualidade. Assim, poucas atitudes já garantem mais vida útil ao aparelho.