Robô humanoide: Elon Musk promete lançamento para 2022

16 de setembro de 2021 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Robô humanoide: Elon Musk promete lançamento para 2022 - Quero Mais Tecnologia

Elon Musk, anunciou no último mês, o lançamento em 2022, de um robô humanoide. Ele vai executar tarefas repetidas feitas hoje por humanos, como compras em lojas ou prender parafusos em um carro, por exemplo.

Confira a seguir um pouco sobre robôs e o conceito desse projeto. Bem como, o uso dessa nova tecnologia na rotina das pessoas.

O que é robô humanoide?

Nada mais é que um robô que se parece com um ser humano. Além disso, a sua estrutura permite que máquinas façam atividades com mais precisão. Apresentam-se de forma completa ou parcial, com cabeça, troncos e membros.

Robô humanoide: o lançamento da Tesla

Em Agosto deste ano Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, anunciou no evento sobre Inteligência Artificial da empresa, o seu novo protótipo de máquina humanizada. Com o objetivo de fazer as funções que os humanos realizam com frequência.

Esse robô terá 1,72 de altura e 68kg. No entanto, visa sanar os problemas de falta de mão de obra no mercado. Portanto, pretende que essa tecnologia não seja muito cara. Algo em torno de 125 libras, o que equivale a R$ 920 no Brasil.

No evento não foram vistas as questões de segurança, mas a Tesla aposta que a direção totalmente autônoma saia do papel em breve com o auxílio de computadores e câmeras. A fim de trazer mais segurança que a condução humana.

A empresa já criou os chips para comportar essa tecnologia e esperam colocar a novidade no mercado em 2022.

Segurança para os seres humanos

Em sua fala, Musk informou que essa máquina terá velocidade máxima de 8 km/h. O que permite tempo hábil para os seres humanos fugirem em caso de possíveis falhas na relação homem-máquina ou no sistema.

Trabalhadores em Marte

Questionado em uma rede social sobre a possibilidade de produção em série do robô humanoide, bem como, seu envio para trabalho em Marte, Elon Musk não descartou a chance. Isso porque, é dono da SpaceX, empresa de exploração espacial.

Tecnologia Tesla e seus riscos

Hoje a Tesla já usa a tecnologia de IA em seus carros no uso do piloto automático. Nesse sentido, irá aplicar a mesma inovação em seu protótipo. Porém, há muito o que evoluir nesse setor devido a acidentes relatados.

Em 2019 um acidente, com um dos modelos Tesla, chamou a atenção das autoridades para a empresa. Devido ao uso desse tipo de tecnologia e os possíveis danos que ela pode causar aos seres humanos.

O relatório da perícia indica que um dos passageiros estava no banco do carona e outro no banco de trás. Logo, conclui-se que o sistema de auto pilotagem conduzia o veículo em alta velocidade quando saiu da pista em uma curva.

Por outro lado, a Tesla afirma que o carro estava, sim, sob controle de um motorista conforme análise da empresa sob supervisão da NHTSA e NTSB.

Autonomia dos veículos Tesla

Nenhum dos veículos Tesla dispensa a presença de um humano no posto de motorista, uma vez que seus sistemas não são 100% remotos. Mesmo que o cliente opte pelo pacote FSD que oferece mais serviços.

Outro fator que impede o grande volume de usuários do FSD é o valor. Ainda não são vendidos, mas estima-se um custo único de US$ 10 mil ou um custo mensal ainda não divulgado.

Robô humanoide: inteligência Artificial no seu dia-a-dia

Estamos rodeados de tecnologia o tempo todo. No corretor ortográfico do seu celular que sugere a palavra correta, no GPS que indica um acidente na sua rota e não só no piloto automático que em breve irá dirigir de forma totalmente autônoma, por exemplo.

Elon Musk está disposto a usar toda a tecnologia que tem disponível para oferecer a sua versão de robô humanoide e popularizar o seu uso. O mundo está em constante mudança, novos cenários são apresentados e todos os dias temos que o entender e nos adequar.