Faculdades de Tecnologia: Quais cursos existem na área

3 de agosto de 2021 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Faculdades de Tecnologia: Quais cursos existem na área - Quero Mais Tecnologia

As faculdades de tecnologia estão cada vez mais em alta. Além dos bons salários, há muitos postos de trabalho esperando por profissionais qualificados.

Em um mundo cada vez mais dependente da era digital, essas carreiras oferecem mais estabilidade. Então, veja a seguir tudo sobre os cursos mais procurados.

O que são faculdades de tecnologia

Mesmo pequenas empresas precisam de um setor de TI. Com isso, se garante a segurança dos dados de clientes, por exemplo. Além disso, fica garantido o bom funcionamento de processos internos e manutenção de hardware.

Há muitas funções dentro dessa área, por isso, ele pode ser dividido em três principais. Então, se você está interessado em faculdades de tecnologia, é provável que goste de algumas dessas. Assim, confira quais são e o papel de cada uma.

Governança de TI

É responsável pela direção do setor, portanto, está à frente nas decisões. Logo, cuida da segurança, controla custos e gerencia recursos. Por outro lado, garante que os processos de TI estão de acordo com a estratégia do negócio.

TI operacional

Cuida da parte de operações, portanto, sua função está ligada à manutenção de computadores e serviços de backup, por exemplo. Dessa forma, é a divisão mais presente no dia a dia dos funcionários de outros setores.

Infraestrutura de TI

Outra área para trabalhar se você quer entrar em alguma das faculdades de tecnologia. Isso porque ela cuida dos itens essenciais para o departamento de TI. Assim, ela lida com hardware, software e rede.

Quais são as faculdades de tecnologia mais procuradas

Há muitas formações na área, cada uma com distintos focos. Afinal, cada setor do departamento de TI tem funções diferentes. Por isso, conheça alguns cursos perfeitos para quem quer trabalhar com tecnologia.

Análise e desenvolvimento de sistemas

É uma das faculdades de tecnologia mais buscadas, por ser uma formação voltada à prática. Isso acontece porque esse é um curso de tecnologia, que dura menos tempo.

Seu conteúdo é voltado para a programação. Então, o currículo inclui vários conhecimentos relacionados a softwares e sistemas computacionais.

Ciência da computação

Por ser um bacharelado, é mais abrangente que Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No entanto, programação também é seu foco. Mas, ao contrário da graduação tecnológica, esse curso aborda a fundamentação teórica por trás disso.

Engenharia da computação

Nesse curso, o aluno aprende tudo sobre o computador. Ou seja, desde a construção de equipamentos até o desenho de programas. Em geral, profissionais formados nessa área escolhem entre seguir a engenharia de hardware ou software.

Sistemas de informação

Esse especialista cuida do fluxo de informações. Por isso, aqui, o estudante aprende a elaborar banco de dados seguros e eficientes. Além disso, adquire conhecimentos para que a informação seja acessada de maneira funcional.

Descubra se TI é para você

Apesar de que cada curso tem uma grade curricular diferente, muitos demandam afinidades parecidas. Se você gosta dos seguintes conhecimentos, pode apostar em alguma das faculdades de tecnologia:

  • Matemática;
  • Física;
  • Mecânica;
  • Eletrônica.

Então, além de amar tecnologia é preciso estar afiado nas ciências exatas. Dessa maneira, é possível escolher entre várias opções de acordo com a carreira desejada. Afinal, esse setor que já é grande, não para de crescer.